A norma NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), regulamenta as atribuições legais do fornecimento dos EPI´s pelo empregador ao trabalhador e também especifica quais são os equipamentos obrigatórios nas atividades insalubres. Tudo isso visa garantir a saúde dos profissionais, evitando o absenteísmo. Além disso, as empresas devem buscar cada vez mais diminuir a exposição de seus funcionários aos ruídos de elevada intensidade, bem como a correta utilização de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Este curso foi elaborado seguindo a base estrutural da própria norma NR 6, uma vez que ela é auto-didática; pois explica em detalhes as responsabilidades de cada parte, seja ela do fabricante, ou do empregador, ou do trabalhador. É explicado também em detalhes a utilização e importância de cada EPI, inclusive com vídeos demonstrando seu uso correto.

Curso indicado para estudantes e profissionais interessados em segurança do trabalho; programa 5s, NR10, NR12, NR18, etc.

Conteúdo programático:

Introdução

O que é o Equipamento de Proteção Individual?

Responsabilidades do Empregador

Responsabilidades do Trabalhador

Responsabilidades dos Fabricantes e Importadores

Da Competência do Ministério do Trabalho e Emprego/MTE

Riscos por Não Usar os EPI´s

A – EPI Para Proteção da Cabeça

B – EPI Para Proteção dos Olhos e Face

C – EPI Para Proteção Auditiva

D – EPI Para Proteção Respiratória

E – EPI Para Proteção de Tronco

F – EPI Para Proteção dos Membros Superiores

G – EPI Para Proteção dos Membros Inferiores

H – EPI Para Proteção do Corpo Inteiro

I – EPI Para Proteção Contra Quedas Com Diferença de Nível

Vídeos Explicativos do Uso Correto dos EPI´s

Ficha de Controle do EPI

Bibliografia/Links Recomendados

 

INFORMAÇÕES

Pré-requisitos: não há pré-requisitos para esse curso, sugere-se ter Ensino Médio completo (não obrigatório).

Carga Horária do Certificado: 20 horas

Objetivos: curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os conceitos básicos da NR 6; o que é o equipamento de proteção individual; responsabilidades do empregador, trabalhador, fabricantes e importadores; da competência do Ministério do Trabalho e Emprego/MTE; riscos por não usar os EPIs; EPI para proteção da cabeça, olhos e face, auditivo, respiratório, tronco, membros superiores e inferiores, corpo inteiro, proteção contra quedas com diferença de nível; vídeos explicativos do uso correto dos EPIs; ficha de controle do EPI.