A norma NR35 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Este curso procura auxiliar a interpretação desta NR, esclarecendo seus conceitos e os aspectos de seus enunciados. Busca, ainda, melhorar a percepção e o entendimento, da gestão e das boas técnicas de segurança nos trabalhos em altura, visando garantir a manutenção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Ilustramos as lições com inúmeras imagens e também vídeos explicativos para que o aprendizado seja ainda mais fácil e rápido.

Curso indicado para estudantes e profissionais interessados em segurança do trabalho; Programa 5s, NR18, NR12, NR10, NR6, NR5, etc.

 

Conteúdo programático:

Introdução a NR 35

Objetivo e Campo de Aplicação

Responsabilidades do Empregador

Responsabilidades dos Trabalhadores

Capacitação e Treinamento

Planejamento, Organização e Execução

Equipamentos de Proteção Individual, Acessórios e Sistemas de Ancoragem

Emergência e Salvamento

Glossário da Norma

Anexo I – Acesso por Cordas

Guia de Nós

Vídeos Explicativos

Bibliografia/Links Recomendados

 

INFORMAÇÕES

Pré-requisitos: não há pré-requisitos para esse curso, sugere-se ter Ensino Médio completo (não obrigatório).

Carga Horária do Certificado: 20 horas

Objetivos: curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os conceitos básicos da NR 35; o objetivo e campo de aplicação da norma; responsabilidades do empregador e do trabalhador; capacitação e treinamento; planejamento, organização e execução; equipamentos de proteção individual, acessórios e sistemas de ancoragem; emergência e salvamento; glossário da norma; acesso por cordas (anexo); guia de nós; vídeos explicativos.